Destaques

Google Pixel 4A: como é utilizá-lo em 2024?

Imagem
Depois de experimentar o LG Nexus 5X durante algum tempo, um dos últimos telefones que recebeu este nome, diga-se de passagem (o último Nexus foi o 6P), chegou a vez de voltar a ter em mãos mais um telefone da Google bastante interessante, que é o Pixel 4A. Nesse pequeno artigo, eu gostaria de compartilhar a vocês um pouco da experiência que eu tive em utilizar o Pixel 4A em pleno 2024, contando seus prós e contras e se ainda vale a pena comprar este aparelho tão peculiar que herda características que lembram bastante o iPhone SE. Introdução Para quem não sabe, o Google Pixel 4A é um aparelho desenvolvido pela Google, lançado em 2020 e fabricado pela Foxconn e HTC. Assim como na geração anterior, o Pixel 4A representa uma variação mais acessível da linha Pixel, com menos recursos em relação ao Pixel 4, tais como uma tela menor, uma única câmera principal, um processador mais modesto e um design mais simples, somados a um preço reduzido. É bem provável que a letra A significa "Ace

Wi-fi Alliance lança novo padrão de conexão

A Wi-fi Alliance, uma organização sem fins lucrativos que promove e certifica tecnologias e produtos Wi-fi, acabou de lançar o mais novo padrão de conexão sem fio: o Wi-fi 6. Em sua sexta geração, o novo padrão utiliza o protocolo IEEE 802.11ax e promete maior segurança, estabilidade, alcance e desempenho ao usufruir das vantagens e melhorias que puderam ser exploradas no padrão anterior (IEEE 802.11ac).

Nesta nova geração, teremos um aumento considerável na velocidade de transferência de dados que passou de 3.5Gbps para 9,6Gbps. Ele também suportará um número maior de dispositivos conectados aos Access Points certificados, menor consumo de energia, além de fornecer melhor desempenho para aplicações multimídia em 4K ou 8K, Internet das Coisas (IoT), entre outras. Outra característica que será mantida é a questão da retrocompatibilidade, ou seja, os novos dispositivos certificados serão compatíveis com os padrões anteriores. Na questão de segurança, o novo padrão suportará o protocolo WPA3, oferecendo ainda uma camada de proteção contra ataques de força bruta.

A evolução do protocolo
  • Wi-fi 802.11a - Primeira geração
  • Wi-fi 802.11b - Segunda geração
  • Wi-fi 802.11g - Terceira geração
  • Wi-fi 4: (802.11n) - Quarta geração
  • Wi-fi 5: (802.11ac) - Quinta geração
  • Wi-fi 6: (802.11ax) - Sexta geração


Alguns dispositivos já foram lançados com a nova tecnologia. Com capacidade para até 50 conexões simultâneas e taxas de transferência de até 5Gbps, a Broadcom foi a pioneira a apostar na novidade anunciando os primeiros chips compatíveis ainda no ano passado. Em seguida a Intel lançou seu primeiro chip Wi-fi 6 ainda em Janeiro deste ano com suporte para até 256 dispositivos simultâneos e taxas de até 2Gbps. Outros fabricantes como a D-Link, TP-Link e Asus já anunciaram novos roteadores compatíveis.

Já no segmento mobile, o Samsung Galaxy Note 10 será o primeiro Smartphone a receber oficialmente a nova certificação Wi-Fi CERTIFIED 6 ™. Será uma questão de tempo até surgirem novos aparelhos com tal tecnologia, como é o caso da nova geração de notebooks, tablets, SmartTV entre outros.

Fonte: Cisco e Hardware.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares