Pois é galera! Realmente aconteceu o que estávamos esperando. O Samsung Galaxy S10e, assim como o S10, o S10+ e outros modelos mais novos da marca sul coreana que estavam na lista dos aparelhos candidatos a receber a nova versão do sistema operacional da Google, começaram a receber ainda essa semana o Android 12 que entrega a quarta versão do sistema OneUI. A nova versão está recheada de novos recursos e melhorias em relação à versão anterior os quais você pode conferir aqui e aqui. Mas e o desempenho geral, será que aumentou? Bom, eu executei uma ferramenta de teste geral com o Galaxy S10e rodando tanto o Android 11 quanto o 12 e os resultados vocês acompanharão nesse post!
Faz poucos dias que recebi a atualização no meu Galaxy S10e e o que eu posso dizer até o momento é que não senti nenhuma diferença considerável de desempenho durante o uso diário. O sistema ainda continua fluído e funcionando bem, embora a pontuação exibida pelo Geekbench mostra o contrário:
À esquerda podemos ver a pontuação alcançada pelo Galaxy S10e rodando o Android 11 enquanto que à direita temos o resultado obtido pelo Android 12. Ambos os testes foram executados com a bateria em 100 por cento e nenhum processo rodando em segundo plano. Apesar da diferença pontual, não dá para afirmar que o desempenho realmente piorou, pois existem outros fatores que influenciam no desempenho da CPU como temperatura ambiente, temperatura do aparelho, intensidade do sinal de rede, versão do aplicativo entre outros.
|
Tela inicial da OneUI 4 |
Mas tem uma coisa que eu percebi em relação à experiência de uso. Seja apenas impressão ou não, eu percebi que o gesto de arrastar para a próxima grade de apps não está funcionando muito bem. Após a atualização tornou-se comum o sistema "confundir" o gesto horizontal com o vertical, fazendo com que a grade minimize ao invés de seguir para a próxima tela. O mesmo ocorre com a tela de aplicativos recentes, onde algumas vezes ele é minimizado quando deveria deslizar entre os cards.
Para quem utiliza gestos de navegação ao invés da barra de navegação tradicional também poderá presenciar falhas de gesto em alguns aplicativos onde o gesto de voltar é "confundido" com os gestos do próprio aplicativo. É como se a área de gestos da tela tivesse sofrido um pequeno ajuste fino que está causando um comportamento um pouco estranho às vezes.
Depois de quase três anos de vida, é muito legal o Samsung Galaxy S10e ainda receber a última atualização do sistema. Apesar da nova versão incorporar uma série de melhorias e recursos, sem comprometer o desempenho geral que continua muito bom, nem tudo são flores, pelo menos para mim. O sistema logo de início apresentou problemas de gestos na tela, por mais que sejam detalhes mínimos, o que me incomodou bastante. E a bateria está um tanto quanto questionável, uma vez que no meu uso geral ela caiu de 4 a 5 horas de uso de tela para menos de 3.
E aí, atualizou seu aparelho para a nova versão do Android? Conte para nós o que está achando da nova experiência aqui nos comentários.
Comentários
Postar um comentário