Destaques

Galaxy S21 FE gastando muita bateria? Saiba como resolver!

Imagem
O Samsung Galaxy S21 FE é um smartphone que combina recursos avançados e design elegante, ideal para quem busca alto desempenho. Ele vem com uma tela AMOLED de 6,4 polegadas, taxa de atualização de 120Hz e resolução FHD+, oferecendo imagens vibrantes e fluidas. Equipado com processador potente, câmeras versáteis e bateria de longa duração, ele se destaca tanto para uso cotidiano quanto para tarefas mais exigentes. Além disso, é resistente à água (IP68) e conta com atualizações de software garantidas, tornando-o uma escolha confiável e moderna, mesmo nos dias atuais.  Mas nem tudo são flores nesse belo aparelho, como é o caso da bateria, que costuma durar menos do que o esperado devido ao alto consumo gerado por seu processador Exynos 2100. Dito isso, eu gostaria de mostrar a vocês nesse post uma alternativa - quase que natural - de como aumentar a duração da bateria, mas sem sacrificar o desempenho geral. Vamos lá? 1 - Ativar o modo de economia de energia Parece bobagem, mas ativar...

Como publicar um projeto em Expo na Play Store

 

Depois de várias semanas, meses ou mesmo anos desenvolvendo e testando o novo aplicativo, finalmente chega o momento de publicá-lo na PlayStore! Quem utiliza o Expo CLI para o desenvolvimento em React Native sabe que é possível se beneficiar de muitas facilidades que ele proporciona durante o processo de publicação, sendo uma delas a geração dos artefatos necessários para a publicação na Play Store. Por isso, eu gostaria de mostrar a vocês como fazemos para gerar os famosos arquivos APK e AAB para publicarmos na loja da Google. Vamos lá?


Primeiro passo

Para começarmos a gerar esses artefatos, é necessário termos instalado o EAS ou Expo Application Services. Caso você nunca tenha executado o EAS, é possível instalá-lo, se necessário, via NPM através do comando abaixo dentro de um terminal:

npm install -g eas-cli

E caso ainda não possua, também será necessário criar uma conta na página do Expo.

Segundo passo

Com o EAS instalado no computador, agora temos condições de gerar os artefatos para publicarmos nosso app na PlayStore. Vamos começar gerando o arquivo .aab, pois assim o Expo vai criar um arquivo chamado eas.json, que contém um objeto do tipo JSON com as configurações do EAS.


Gerando o arquivo AAB

Com o diretório do projeto aberto em um terminal, vamos digitar o comando a seguir:

eas build -p android

Ele perguntará se desejamos criar um projeto EAS para o projeto que desejamos publicar. Pressionamos e teclamos Enter para continuar.


Em seguida ele pergunta qual será o nome do pacote da nossa aplicação. Digite o nome desejado ou  simplesmente pressione Enter para confirmar o nome sugerido.


Por fim, ele pergunta se desejamos criar uma nova chave ao nosso aplicativo. Pressione Y caso o processo automatico seja mais conveniente ou N se deseja adicionar uma chave existente mais tarde.


Após essas etapas, basta aguardar até que o processo esteja concluído. Isso pode demorar um pouco dependendo da concorrência dos servidores. Se tudo correr bem, ele informará um link de acesso ao arquivo .aab gerado. Basta então baixá-lo e ele estará pronto para ser publicado na Play Store!


Perceba no Expo todo o processo é bastante simples e automatizado. Esse é o ponto forte desse SDK, a facilidade que ele proporciona durante as configurações de projeto, ganhando tempo e permitindo que mantemos maior foco no código do que nas configurações em si, como ocorre no React Native em código nativo.



Gerando o arquivo APK

Para gerar o APK, basta editarmos o arquivo eas.json adicionando uma chave JSON com a propriedade buildType. Normalmente um arquivo eas.json possui esse conteúdo:


Vamos incluir uma chave chamada preview2, mas pode ser qualquer nome desejado. Nela adicionaremos a propriedade que permite ao EAS gerar o arquivo apk. Ao final ficará assim:


Com o arquivo modificado, basta digitarmos o comando a seguir no mesmo terminal e aguardar que o processo esteja concluído:

eas build -p android --profile preview2


Se tudo correr bem, ao final do procedimento teremos acesso a um link que nos redirecionará à dashboard do nosso projeto. Também é possível instalar no celular através do QR code ou mesmo em um emulador Android em execução no computador. 


Com o link aberto poderemos fazer o download do arquivo APK clicando em Options e Download build:


Viu como é mais simples com o Expo?

Dessa forma teremos os dois artefatos principais para teste ou distribuição na Play Store.

Espero que essa dica tenha ajudado

Até mais!


Fonte: Expo Build.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como transmitir o áudio do PC para o Smartphone Android

Como corrigir o problema da biometria no Samsung Galaxy A30 e derivados

Como instalar aplicativos incompatíveis no iPhone 4, 5, iPad 3 e similares