Destaques
Fones de ouvido Xiaomi J18: unboxing e primeiras impressões
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Olá pessoal! Recentemente a Canaltech anunciou uma promoção de um par de fones de ouvido TWS rotulado como Xiaomi J18, que nada mas é do que um exemplo de produto White Label. Um "white label product" (ou produto de marca branca, em tradução livre) é um produto fabricado por uma empresa e vendido sob a marca de outra empresa. Nesse tipo de arranjo, a empresa que fabrica o produto não coloca sua própria marca no produto final, permitindo que a empresa compradora coloque sua própria marca e comercialize o produto como se fosse seu.
E é isso que acontece com o Xiaomi J18, o par de fones de ouvido que encontramos à venda tanto no Brasil quanto no exterior (China), lembrando que essa prática é legítima, desde que sigam as leis e regulamentações, além de ser bastante comum não apenas na área de tecnologia como também em diversos setores.
Recentemente eu adquiri este produto para contar a vocês se ele presta ou não, contando um pouco da minha experiência com esses fones durante alguns dias de uso. Eu preparei um pequeno vídeo de unboxing para mostrar a vocês o produto em primeira mão.
- Link para compra do produto:
Xiaomi J18 True Wireless Earbuds (AliExpress)
Conteúdo da caixa
O produto veio embalado em uma caixa genérica com informações em inglês e chinês. Segundo o vendedor, "Devido aos costumes rigorosos, a fim de evitar problemas aduaneiros, os pacotes não possuem marcas". Dentro da caixa temos um estojo de carregamento (adquiri a versão na cor preto fosco), um par de fones de ouvido, um pequeno cabo USB com entrada tipo C e um manual do usuário.
Especificações técnicas
É aqui que mora a problema. Cada lugar possui uma informação diferente. Na página de venda dos fones há uma informação diferente do manual do usuário, que por sua vez possui informações diferentes da caixa. Uma confusão que só! O J18 possui as principais especificações técnicas, segundo o manual de usuário:
- Tecnologia: TWS;
- Conexão: Bluetooth 5.0 + EDR;
- Alcance máximo: 10 metros;
- Bateria: 30mAh (fones) e 300mAh (case);
- Duração da bateria (fones): 4 a 5 horas com o volume a 70%;
- Duração da bateria (case): 3 a 4 recargas completas;
- Tempo de carregamento: 1,5 horas (case e fones);
- Suporte a protocolos: A2DP 1.3, HFP 1.6, HSP 1.2, AVRCP 1.6 e D1 1.3;
- Faixa de frequência: 20Hz a 20Khz;
- Possui microfone? Sim, com cancelamento de ruído;
- Peso: 3 gramas (fones) e 34 gramas (case).
Primeiras impressões
Durante alguns dias de uso contínuo foi possível perceber melhor o que este fone tem a oferecer. Para facilitar a compreensão, eu separei em dois tópicos, um contendo os detalhes que eu gostei e outros que eu não gostei do Xiaomi J18. Eu adquiri o modelo na cor preto, mas também é possível escolher entre outras quatro cores: verde escuro, branco pérola, azul naval e ouro champagne.
O J18 possui acabamento emborrachado que deixa - muitas - marcas de dedos |
✅ O que eu gostei
Ergonomia
Apesar de se tratar de um produto genérico, este fone possui características bem interessantes, e a que eu mais gostei foi da sua ergonomia. Ele é pequeno, leve e possui um ótimo encaixe (bom, pelo menos em meus ouvidos), sem rebarbas e sem causar incômodo algum durante horas ouvindo música.
Alcance do sinal
De acordo com o manual, o J18 consegue transmitir sinal por até 10 metros de distância, mas na verdade ele consegue mais! Com poucos obstáculos no caminho, os fones conseguem chegar muito perto dessa margem, mas em campo aberto ele consegue atingir até 15 metros. Uma distância mais que razoável, na minha opinião.
Qualidade sonora
Não que ela seja maravilhosa, na verdade está bem longe disso. Mas para um par de fones de ouvido genéricos de baixo custo, a qualidade é bastante satisfatória. Para ter algum parâmetro de comparação, eu testei a qualidade sonora entre ele e outros quatro fones de ouvido baratos que eu tinha à disposição: um JBL Tune 215 BT, um Philips TAUE 101WT, um Motorola que vem junto com o Moto G52 e um TWS genérico modelo i12. O que eu posso dizer é que o JBL reproduz o melhor som entre eles (obviamente), o Philips possui o som mais claro e equilibrado, o Motorola possui uma qualidade razoável e o i12 é certamente o pior entre eles.
O estojo possui conexão USB tipo C |
O J18 está entre o Philips e o Motorola que eu testei em qualidade sonora geral (o JBL está em primeiro lugar e o i12 em último, na minha opinião). Não é um fone tão ruim assim em qualidade sonora, na verdade é melhor do que eu esperava. Um detalhe curioso é que ele tem os agudos menos pronunciados entre os cinco fones testados, mas isso acaba tornando a experiência sonora até mais confortável do que se fossem intensos, e o som é "alto"!
Bateria
De acordo com o manual, ele é capaz de alcançar entre 4 e 5 horas de duração com o volume em 70 por cento. E durante os meus testes, se escutarmos música ou assistirmos a filmes e séries com o volume mais baixo, ele consegue ir além, chegando perto de seis horas de duração. Durante meus testes, o J18 levou menos de uma hora para carregar completamente, enquanto que o case conseguiu carregá-lo ao menos três vezes. Já o tempo de carregamento do case é um tanto confuso, pois o LED indicador não informa direito se a bateria está cheia ou vazia.
❌ O que eu não gostei
Acabamento
Como dito anteriormente, ele possui acabamento emborrachado, que pode agradar algumas pessoas, mas não foi o meu caso, pois ele acumula marcas de dedo com bastrante facilidade. Se ele tivesse um acabamento em plástico liso, seria mais fácil de limpar e talvez mais durável, mesmo acumulando marcas de uso.
Microfone
O J18 possui microfone com cancelamento de ruído, que funciona razoavelmente bem na questão de reduzir o ruído ambiente. Entretanto, a captação é muito fraca e o som fica abafado, como se tivesse algo "tampando" o som. É um componente que vai servir para tarefas corriqueiras (e olhe lá!), como realizar uma chamada telefônica rápida ou enviar um áudio no WhatsApp, mas videochamadas, vlogs ou gravações de vídeos gerais, nem pensar!
Bateria
Pois é! Por um lado, a bateria tem se mostrado razoavelmente duradoura. Por outro, acontece um problema que eu já imaginava em fones TWS de baixo custo como esses: elas não descarregam do mesmo jeito. Notei desde a primeira utilização que a bateria do fone direito descarrega antes do esquerdo, mesmo utilizando ambos com 100 por cento de carga. Isso gera um pouco de incômodo e talvez seja algum problema exclusivo da minha unidade.
Conexão
De acordo com as informações da caixa, ele possui um chipset produzido pela Realtek com suporte a conexão Bluetooth 5.0 que oferece maior alcance e conexão estável, em teoria. Na prática, temos um fone que ocasionalmente sofre com perda de dados, gerando aqueles pequenos cortes de som, principalmente quando estamos mais longe do nosso celular ou tablet, por exemplo. Isso pode ser causado por interferência entre outros dispositivos que operam na mesma faixa de frequência de 2.4Ghz, mas acredito que o problema vá além de uma simples interferência.
Controle de som
Este fone possui controle de som por toque bem interessantes. Toque uma vez para pausar ou continuar uma música, duas vezes para aumentar ou diminuir o volume e três vezes para avançar ou voltar uma música. Também é possível pressionaar por dois segundos para chamar a Siri ou o Google Assistente e segurar por mais tempo para ligar ou desligar os fones de ouvido.
São comando bem simples e fáceis de usar, mas vejo dois problemas aqui: primeiro é a sensibilidade, que algumas vezes se torna exagerada, pois é relativamente fácil esbarrar no controle sem querer quando pegamos nele, e o segundo é o controle invertido, ou seja, para avançar uma música, tocamos três vezes no fone esquerdo, enquanto que para voltar, tocamos três vezes no direito, e isso pode confundir um pouco até pegar o jeito.
Para tornar essa experiência ótima, creio que faltou apenas um sensor de proximidade para detectar quando os fones estão no ouvido ou não, pausando a música ou mesmo desligando-os automaticamente.
Conclusão
O "Xiaomi" J18 são fones de ouvido que normalmente estão à vendo por um preço bastante convidativo no AliExpress, podendo chegar a menos de 50 reais. Por esse preço, acredito que sejam ótimos fones de ouvido, que entregam bons recursos, com algumas ressalvas é claro. Mas acima disso, que foi o meu caso (R$ 63,00), existem muitos modelos acessíveis e originais, diga-se de passagem, que podem ser melhores do que ele. Temos como exemplo o Lenovo LP40, o LP40 Pro e o ThinkPlus GM2 Pro, que costumam estar nessa faixa de preço no AliExpress.
Em outras palavras, se o J18 estiver a venda por menos de 50 reais, acredito que valha a pena sim, pois teremos em mãos um dispositivo que entrega características muito próximas de seus concorrentes da mesma faixa de preço. Caso contrário, é melhor investir em um equipamento melhor, ou quem sabe, investir um pouco mais e adquirir fones mais sofisticados, como os Xiaomi Redmi AirDots 2.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Comprei um j18 2 geração black por 140 na loja virtual AL.CLASS acreditando ser original....me lasquei...kkkk
ResponderExcluirDps de ler seu comentário sobre,caiu a ficha...a xiaomo não fábrica esses fones!
Então kkk Realmente a Xiaomi não fabrica esses fones. No Ali Express e na Shopee existem vários deles com a marca da Xiaomi, JBL, Sony entre outras gravadas na case, mas na verdade são todos fones chineses J18.
Excluir